Grupo Lwart Lwart Lubrificantes Lwarcel Celulose

Sala de Imprensa

Você está em:   Home Sala de Imprensa Notícias na Integra

Sala de Imprensa

13/06/2017 -  Evento de encerramento do Projeto “Comitiva Arte Digital” reúne 300 pessoas em Lençóis Paulista (SP)
Responsabilidade Ambiental

Lençóis Paulista, Junho de 2017 – Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no Bairro do Caju no último sábado, 10 de junho, em uma manhã de arte e conscientização para prestigiar o encerramento do Projeto “Comitiva Arte Digital”, junto com a comemoração do mês do meio ambiente. O evento – dividido em duas etapas - foi uma iniciativa do Comitê de Voluntariado do Grupo Lwart, com apoio das Diretorias de Educação, Cultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista. Com muitas atrações, trouxe uma programação repleta de música, cultura e dicas sustentáveis para os participantes.

No início da manhã, em frente à ETEC da Av. Lázaro Brígido Dutra, aconteceu o Projeto “Pomar Comunitário”, que contou com a participação de 30 alunos da escola Guiomar F.C. Borcat em um plantio de mudas e a inauguração de um novo espaço no Bairro do Caju. Na sequência, a própria escola Guiomar Borcat recebeu a abertura do evento, com apresentação do coral e banda dos próprios alunos, e uma série de outras atrações culturais, como a Hora do Conto, com a atriz Leda Fernandes falando sobre meio ambiente, além de oficinas de artesanato com materiais recicláveis.

O artista plástico Antônio Marcos da Silva, que ministrou as oficinas de criação de máscaras, a partir da utilização de materiais recicláveis como jornal e papelão, comenta: “O evento foi muito bem organizado. Eu moro em Lençóis há alguns anos e sei do compromisso e da responsabilidade social que a Lwart tem com a cidade, a cultura e a comunidade”.

Sobre a sua atividade, ele pontua que “além da reciclagem e do reaproveitamento dos materiais, trago um pouco da conscientização para a questão ambiental e o contexto sócio cultural daquilo que está sendo produzido, com um pouco de história. Foi muito gratificante poder ver tanto crianças como adultos engajados e entendendo como tudo pode se transformar de modo positivo”.

Ainda, durante todo o evento, aconteceram várias outras iniciativas, como exposições de arte em madeira e jornal, com artistas locais, orientação sobre o plantio de mudas por parte da Diretoria do Meio Ambiente de Lençóis Paulista, a Orquestra Maracatu de Lençóis Paulista, a peça teatral “A Princesa e a Ervilha”, da Cia. Chafariz de Botucatu e o Circuito “Tela Verde de Cinema”, que exibiu curtas-metragens e animações com temáticas ambientais. Para as crianças, houve distribuição de livros infantis, pipoca e algodão doce.

As atividades de encerramento do Projeto “Comitiva Arte Digital” incluíram o Laboratório de Experiências, um espaço aberto para discussão, exploração e uso de equipamentos, a Rádio Comitiva Digital, com execução de músicas e materiais gerados pelos estudantes durante as oficinas do curso e a exposição dos trabalhos realizados pelos participantes. Durante todo o mês do meio ambiente, os melhores trabalhos serão veiculados em rádios e jornais locais e a arte dos alunos será exposta para toda a comunidade.

A coordenadora do Comitê de Voluntariado do Grupo Lwart, Eliana Aparecida Rodrigues, comenta que “observar o sucesso do evento e ver a adesão das pessoas nesta primeira edição do Projeto nos dá a certeza de que todo o esforço vale a pena, de poder levar um pouco de inclusão e informação digital para essas crianças e também a conscientização sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas”.

Proposta inovadora de se fazer arte na forma digital

Com o foco na temática “Conscientizar para Preservar”, em comemoração ao mês do meio ambiente, o Grupo Lwart trouxe para Lençóis Paulista as oficinas do projeto “Comitiva Arte Digital”, voltadas para adolescentes estudantes do 8º e 9º anos da Rede Pública/Particular de Ensino. As aulas aconteceram no Espaço Cultural Cidade do Livro entre os dias 7 e 9 de junho. No total, participaram mais de 100 alunos, divididos em turmas por temas.

Entre as atividades desenvolvidas, foram realizadas oficinas de materiais gráficos, em que os alunos puderam aprender técnicas de desenvolvimento de peças como banners, cartazes, folhetos para impressão ou para divulgação virtual. Também, os participantes criaram uma web rádio e entenderam como produzir o conteúdo para mantê-la no ar. E, para finalizar, a produção de materiais de áudio e a criação de vinhetas sonoras para web rádios, veiculação na internet e vídeo.

O projeto teve como objetivo inserir jovens na cibercultura e também estimular a criação e produção artística de obras de diversas linguagens por meio das ferramentas digitais.  Além de levar uma convergência entre cultura, arte, sociedade, tecnologia e inovação sob a temática do Meio Ambiente, ensinando que criar arte também é possível utilizando a tecnologia.

Mais informações à imprensa:
ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br) – Grupo Lwart
Contatos com
Marcelo Domingues - tel. 11 5090-3010 / e-mail marcelod@adsbrasil.com.br
Thiago Stopf – tel. 11 5090-3011 / e-mail thiagos@adsbrasil.com.br
Juliana Patez - tel. 11 5090-3023 / e-mail julianap@adsbrasil.com.br